sexta-feira, 13 de março de 2009

Ler ou não ler? O dilema dos dias atuais

Em um passado não muito distante, a motivação à leitura estava mais presente no dia-a-dia de crianças e adolescentes. Atualmente o hábito da leitura enfrenta problemas junto às redes de ensino. É nas escolas que mais se escutam reclamações. Os alunos dizem que as aulas são cansativas e que os livros que leem são desinteressantes. O professor enfrenta o desafio de despertar nos estudantes a motivação para a leitura de uma forma crítica e prazerosa.

Conforme a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, o ensino e a motivação deve começar bem cedo, junto nas primeiras séries do ensino fundamental. ''Os livros mais requisitados pelas escolas do Estado são sobre literatura infantiel e infanto-juvenil'', destaca a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, Maria do Carmo Mizetti.

Para a professora de Literatura do Colégio Adventista de Porto Alegre, Fabiana Fortes, há um grande despreparo dos alunos, principalmente , os do primeiro ano do ensino médio. ''Despertar o prazer da leitura torna-se um grande desafio'', afirma Fabiana.

Ler é um hábito que deve ser cultivado, seja no ambiente escolar ou familiar, e deve ser encarado como uma forma de criar realidades. Incentivar crianças e adolescentes a ler não é uma tarefa fácil. Hoje são absorvidas muitas informações, num tempo muito rápido, seja pele TV, Internet ou qualquer outro meio de comunicação. Essas tecnologias têm duas faces de uma mesma moeda. De um lado, as facilidades da comunicação e pesquisa permitem o acesso ilimitado ao mundo. No outro, as mesmas facilidades podem gerar a deterioração do conhecimento, fruto de leituras fragmentadas.

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